O Sushi é um prato tradicional do Japão, com a sua origem a remontar o século XIV, porém ainda nos dias de hoje é extremamente procurado por todo o Mundo, não só pela sua diversidade, explosão de sabores, como ainda pela proximidade que permitem a todo o tipo de culturas, conhecendo as origens do prato de uma forma muito direta. As suas variantes permitem que os apreciadores deste tipo de receita escolham entre os pratos mais simples (como por exemplo a receita de sushi de atum enrolado em arroz avinagrado e alga nori, bastante tradicional e conhecido) ou os pratos mais elegantes que são criados especialmente a pensar nas situações festivas.

Apesar da sua existência ser longa, a sua propagação pelo mundo e adesão por parte do mesmo é relativamente recente. Foi apenas no começo do século passado que muitas culturas começaram a aderir a este tipo de pratos, até porque as receitas shushi não são ao gosto de todos, pois têm sabores bastante intensos e diferentes do normal. Assim, o mais comum de acontecer é a pessoa adorar (começando a visitar muitos restaurantes japoneses e apostando nas receitas sushi em casa) ou então chegam a detestar e abandonam por completo este tipo de pratos.

Para aqueles que apreciam este tipo de receitas, é muito fácil de variar no que diz respeito às receitas sushi, até porque a quantidade existente de restaurantes a operar em Portugal é enorme, oferecendo assim um vasto leque de opções para os apreciadores.

Algumas receitas sushi mais populares

Nigiri-zushi – uma receita sushi bastante comum, formada por um bolinho de arroz coberto por determinado peixe ou frutos do mar, podem ainda ser complementados por uma fita de alga a fazer de cobertura.

Futomaki – uma receita formada por sushi grosso enrolado numa alga, geralmente o recheio é formado por vegetais e omelete. Assim, este tipo de receita sushi pode ser levada para o trabalho ou mesmo durante algumas horas, pois como não tem peixe cru, não se estraga facilmente.

Chirashi-zushi – este é o nome dado a uma receita sushi que significa “sushi espalhado”, é feito numa tigela, com o arroz na parte de baixo e é coberto com pexes e frutos do mar de uma forma decorativa para dar uma excelente imagem a esta receita sushi, bastante apreciada no nosso país.

O Sushi em Portugal

O Sushi tem uma forte presença nas mesas portuguesas, até porque a cultura nacional permite e incentiva as pessoas a conhecerem outras e a apreciarem o que de melhor estas têm. No caso do sushi, a extrema necessidade de conhecerem as variantes e as várias formas de aproveitar as receitas sushi, leva centenas de portugueses a procurarem e visitarem os inúmeros restaurantes japoneses e dedicados a esta cultura, existentes em praticamente todas as cidades.

Em suma, as receitas sushi fazem as delícias das pessoas por todo o mundo. Porém, é preciso algum espírito aberto para conseguir experimentar pela primeira vez, pois dado que é um tipo de receita característica de outra cultura, por sinal bastante diferente da nossa, é necessário alguma aventura para experimentar os vários alimentos e formas de apresentação do próprio
prato.